A estudante Jacqueline Marcia Boccacino, graduanda em ciências moleculares na USP (Universidade de São Paulo) e aluna de iniciação científica no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP), venceu o concurso internacional The Sanger Prize Competition 2021. Promovida pelo Wellcome Sanger Institute, um centro de pesquisas sediado na Inglaterra e considerado referência mundial na área de genômica, a competição é direcionada a estudantes de graduação que vivem e estudam em países de baixa ou média renda.
+ Van Gogh ganha exposição imersiva em Nova York
+ Alemanha irá pagar 1,1 bilhão de euros à Namíbia por genocídio no início do século 20
+ Mergulhador encontra anel de noivado perdido em lago em apenas 20 minutos
+ Idosa escolhe mensagem inusitada para ser colocada em sua lápide
Boccacino é bolsista da Fapesp e participa de pesquisa vinculada ao projeto de Apoio a Jovens Pesquisadores “Proteína príon e seus ligantes: potenciais alvos para terapia baseada em células-tronco de glioblastoma”, sob orientação da professora Marilene Hohmuth Lopes, do ICB-USP.
A pesquisa propõe o uso de bioinformática e dados de sequenciamento de RNA para entender melhor o papel da proteína príon celular na biologia de glioblastomas e no fenótipo das células-tronco tumorais desse tipo de câncer.
No final de 2020, a aluna se inscreveu para o concurso internacional The Sanger Prize Competition 2021, cujo prêmio consiste num estágio de três meses no Wellcome Sanger Institute.
O concurso teve duas etapas: a primeira contou com análise do currículo, da carta de expressão de interesse pelo concurso e de duas cartas de recomendação; a segunda consistiu na elaboração de uma proposta de pesquisa na área de genômica.
O prêmio foi criado em 2002 depois que John Sulston, Sydney Brenner e Robert Horvitz ganharam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina. John Sulston queria doar sua parte do prêmio em dinheiro para um fundo de caridade a ser administrado pelo Sanger Institute e nomeou um conselho de curadores que decidiu que o dinheiro deveria ser usado para financiar um concurso anual de redação para beneficiar alunos que, de outra forma, não teriam acesso às instalações do instituto.
Da Agência Fapesp